top of page

Betselem Elohim בצלם אלהים (À imagem de Deus): muito mais do que apenas uma imagem!

Atualizado: 10 de jan. de 2023


“E criou Elohim (Deus) o ser humano à Sua imagem. À imagem de Elohim criou-o. Macho e fêmea os criou.” | Gn 1:27

A partir desse verso e de seus termos-chave, podemos compreender um pouco da natureza do Criador, espelhada em suas criaturas. O termo צלם (tselem) refere-se a uma imagem, figura, expressão. Essa palavra é aplicada tanto para denotar uma representação imaterial/espiritual quanto física. Os ídolos construídos pelo homem também são chamados por tselem. No caso da criação de YHWH, logicamente, essa imagem está muito mais associada ao caráter, à essência Dele nos seres humanos. Apesar disso, podemos também encontrar uma linda correlação entre a forma FÍSICA do homem e o NOME do Criador (veja referências ao final do estudo).


É interessante notar também que a palavra צל (tsel) sombra, está embutida em צלם (tselem), reforçando a ideia de que algo criado, projetado, é semelhante àquele que a cria, projeta. A sombra é uma figura de linguagem bastante usada nos textos bíblicos. Expressa, na grande maioria das vezes, proteção, abrigo (como a sombra do Altíssimo). Também comunica aquilo que é passageiro e ainda representa as coisas do porvir, uma vez que por ora vivenciamos apenas as sombras da verdadeira realidade; ou seja, aquilo que é parecido, projetado, mas não é, em si, a realidade superior.


Voltando ao verso acima, notamos que YHWH também criou o ser humano macho e fêmea, em dualidade, para que possam replicar o ato da criação, reproduzindo-se. Esse é outro aspecto que podemos observar na natureza divina: o desejo de que suas criaturas multipliquem-se, repetindo aquilo a que Ele deu início. Iremos detalhar esse ponto em maior profundidade logo mais.


Ao longo de toda a Escritura encontramos os atributos que nos fazem ser betselem Elohim (à semelhança/imagem de Deus): amor, bondade, misericórdia, fidelidade, justiça, santidade, paciência, humildade, confiança, longanimidade, paz. Porém, ao olhar esse termo hebraico em maior profundidade, YHWH nos deixa uma mensagem muito peculiar. Veremos um exemplo real e humano, no qual é revelado tanto o amor de YHWH por nossas vidas, quanto nos é oferecido um modelo de emunah (fé/confiança) para ser seguido! E esse exemplo é nada mais, nada menos que o conhecido por “pai da fé”, Avraham (Abraão).


Observe a matemática que constroi esse paralelo:

Betselem Elohim (אברהם) = 248 = 2+70+30+40+1+30+5+10+40

Avraham (אברהם) = 248 = 1+2+200+5+40


Como figura humana e exemplo para nós, Avraham é aquele que foi obediente por completo: saiu de tudo o que ele conhecia – sua terra, seus parentes, seu modo de vida – para dirigir-se ao desconhecido, tendo como único apoio a confiança na palavra que ele recebera do Alto. Foi também aquele que ouviu a voz de YHWH e a obedeceu em tudo, guardando essa instrução em seus diversos níveis: משמרת “mishmeret” (sentenças), מצות “mitsvot(mandamentos), חקות “chukot(estatutos) e תורת “torot(leis) – (Gn 26:5).


E, como modelo do Altíssimo, Avraham foi aquele que deu seu único filho, aquele que ele mais amava, como עלה (olah) “oferta de elevação” (Gn 22:2, 9). Esse ato extremo do patriarca espelha o amor do Pai pelo ser humano, de forma “que deu Seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3:16).


A conexão entre o nome de אברהם (Avraham) e בצלם אלהים (betselem Elohim) “à imagem de Deus” nos revela, assim, as duas facetas do amor:

1. O amor do homem para com Adonai, que deve estar baseado na confiança e obediência;

2. O amor de Adonai para com o homem, entregando Seu Filho como oferta e resgate por nós.


Além dessas mensagens impressionantes, a guematria ainda aponta outra correlação dentro desses próprios fatos. Em Gn 21:6, ao ser avisada que viria a tornar-se mãe, Sarah diz: “Elohim (Deus) me fez fez rir (meu deu motivo para rir) e todos que ouvirem se rirão (se alegrarão) comigo.” Em hebraico, lemos “se rirão comigo” por יצחק־לי (itschak li).


O termo יצחק (itschak), além de funcionar como verbo nessa frase, é também a EXATA forma do nome de seu filho, Yitschak (Isaque) – uma vez que foi do “riso” de Sarah que seu nome derivou. E, de forma surpreendente, as palavras יצחק־לי (itschak li) tem a mesma guematria de בצלם אלהים (betselem Elohim), 248! Vemos nesse paralelo, então, uma expressão de alegria quando somos verdadeiramente à imagem de Elohim, pois viveremos em plenitude.


Utilizando as mesmas palavras, podemos ainda avançar um pouco mais. Como não há diferença entre essa forma verbal e o nome do filho de Avraham e Sarah, podemos utilizar seu nome יצחק (Yitschak) na expressão, associado do termo לי (li), que significa literalmente “para mim”. Ou seja: “Yitschak (é) para mim”. E, com isso, fechamos o ciclo completo do ato de Avraham ao entregar seu filho a YHWH!


“Avraham” (248) é “à imagem de YHWH” (248) pois, por amor e obediência, deu seu filho amado, uma vez que “Yitschak, é para YHWH” (248)!

Em hebraico: אברהם = בצלם אלהים = יצחק לי.


Não podemos ainda esquecer um fato importantíssimo: a formação do nome de Avraham; que carrega em si a própria palavra אב (av) pai, evocando todos esses paralelos. YHWH – o Pai de todos – mudou seu nome, acrescentando-lhe uma letra ה (he), com a promessa de que Avraham seria “pai de muitas nações”. E essa promessa nos remete diretamente para o verso inicial do estudo, onde a expressão “betselem Elohim” aparece no evento da criação do ser humano – como homem e mulher – expressando o desejo de YHWH que eles se multiplicassem, fazendo com que também o Criador fosse “Pai de muitas nações/multidões”.


Podemos ainda observar na própria formação numérica do nome אברהם Avraham uma confirmação matemática de tudo isso. Avraham אברהם constitui uma progressão geométrica, ou seja, um número que cresce exponencialmente, por multiplicação de um fator.


Explicando melhor: essa é a forma mais rápida e eficiente de um número aumentar em escala. No caso de Avraham, observe que cada algarismo é exatamente o dobro do anterior: 2 é o primeiro número, representando, por si, o dobro de uma unidade. 4, o próximo algarismo, é o dobro de 2, e 8 é o dobro de 4. Seguindo essa mesma progressão, o número inicial 2 passa da centena em apenas 7 passos. Se fosse utilizada a adição de 2 (em vez da multiplicação) a cada etapa, seria preciso mais de 80 passos para se chegar ao número 100.


Lembrando ainda que esse processo de progressão geométrica, que começa a partir do número 2, espelha com perfeição a criação de outro ser humano! Um gameta feminino une-se ao gameta masculino, dando início ao zigoto (a primeira célula que possui DNA do pai e da mãe juntos). O zigoto divide-se em 2 células iniciais; estas dividem-se novamente gerando 4 células; estas replicam-se para 8; depois para 16, 32, 64, 128 e assim por diante. Ou seja, a própria sequência numérica de Avraham (2,4,8) indica a multiplicação da semente humana, exatamente como a promessa de YHWH! (Gn 12:2-3, 13:16; 15:5-8, 17:4-8, 18:18, 22:17-18, 26:4).


É fascinante como em cada mínimo detalhe da Palavra podemos encontrar revelações tão grandiosas, alinhavando a perfeição de YHWH em todas as coisas! De fato, existem ainda diversos outros paralelos a respeito desses dois termos que analisamos aqui, e estes ficarão para os próximos estudos.

 

Vídeos relacionados:

542 visualizações10 comentários

Posts recentes

Ver tudo

10 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Lion Ribeiro Machado
Lion Ribeiro Machado
Nov 02, 2024

Cm é profundo o Hebraico na leitura bíblica.

Like
abelezadapalavra
abelezadapalavra
Dec 24, 2024
Replying to

Sim, Lion! Apenas no hebraico conseguimos atingir os níveis mais profundos da Palavra! Obrigada por acompanhar. Shalom

Like

Tereza Cristina Cunha de Brito
Tereza Cristina Cunha de Brito
Jul 03, 2024

Shalom. Maravilhada com os segredos revelados !

Like
abelezadapalavra
abelezadapalavra
Dec 24, 2024
Replying to

Muito obrigada por seu carinho e apreço aos estudos, Tereza! Shalom

Like

luizcarlos1954silv
May 06, 2024

Glórias a Deus.

Like
abelezadapalavra
abelezadapalavra
May 10, 2024
Replying to

Obrigada por acompanhar, Luiz! Shalom

Like

claudia helena cezario ferreira
claudia helena cezario ferreira
Sep 08, 2023

Que estudo maravilhoso!

Like
abelezadapalavra
abelezadapalavra
Sep 13, 2023
Replying to

Muito obrigada pelo carinho e por acompanhar, Claudia! Shalom

Like

Sammella Cristina Nascimento
Sammella Cristina Nascimento
Jan 14, 2023

Que estudo maravilhoso, realmente é muito mais profundo e belo se aprofundar na palavra.

Querida irmã se possível poderia fazer e soma do meu nome, só por curiosidade. Me chamo Sammella Cristina. Desde já muito obrigado

Shalom Adonai🙏🏼☺️💐

Like
abelezadapalavra
abelezadapalavra
Feb 11, 2023
Replying to

Olá, Samella! Muito obrigada pelo interesse nos estudos. Utilizo a Guematria apenas para estudo das Escrituras. Agradeço a compreensão. Shalom!

Like

Assine e receba todas as atualizações do site

Obrigado por enviar!

 © 2024| A Beleza da Palavra | Todos os direitos reservados

bottom of page