top of page

O Caminho Plano

Atualizado: 10 de jan. de 2023


Nesse belo texto do profeta Yeshayahu (Isaías), conseguimos enxergar de forma majestosa o significado de “preparar o caminho de YHWH”. Na verdade, podemos também aplicar a palavra פנו panú – traduzida por preparai – em um sentido mais amplo e original da palavra.


A Beleza da Palavra | Uma voz clama no deserto

A raiz פ - נ - ה (pei-nun-resh) dá origem ao substantivo פנים/פנה (paneh/panim) face/faces e também ao verbo פנה (panah), que significa: voltar sua face para algo, olhar em direção a, voltar-se para alguma coisa, tornar de volta.


No hebraico, tanto os substantivos quanto o verbo citados possuem muito mais um sentido ativo, de motivação interna, de realização pela vontade, do que exatamente um sentido estático ou de aparência (como entendemos a palavra “face” em português).


Os “panim” são movidos, tornam-se para observar algo diferente, porque houve a motivação de mudar a direção. Dessa forma, a tradução “preparar” o caminho, oferece esse sentido de ação, de ser ativo em relação a algo, porém não abrange o significado mais original da palavra.


A partir desse entendimento, podemos agora ler o texto sob esse novo prisma: “Voltem sua face para o caminho de YHWH”, “coloque seus olhos e coração no caminho de YHWH”, “ajam ativamente para que ele seja real”. E ao acrescentar o sinal da guematria – mostrando que o Caminho de YHWH refere-se ao Messias – a leitura ainda faz mais sentido: “Voltem-se para Yeshua, o Caminho de YHWH.” Ele é o Caminho, a Verdade, a Vida.


A Beleza da Palavra | Preparai o Caminho de YHWH

Além disso, também podemos obter algumas outras revelações a partir da grafia da própria palavra דרך (dérech) "caminho". Observe o quadro abaixo. Suas letras são extremamente parecidas, uniformes e lineares. A maior diferença é em relação à última letra, ך (chaf sofit), que estende-se para baixo da linha de escrita; porém no miolo central todas são muito semelhantes. O que podemos aprender desse fato?


A Beleza da Palavra | Yeshua, o Caminho Plano

Talvez possamos dizer que o דרך (dérech) caminho de YHWH é plano, linear, reto, constante, não tem altos e baixos, vales ou montanhas. O ser humano, ao contrário, está em constante oscilação: às vezes um pequeno problema pode nos levar a um vale, bem como um grande elogio pode nos colocar numa montanha. Porém, YHWH nos ensina que, perante os demais, devemos ser como planícies. Lemos isso, inclusive, nos próximos versos do mesmo texto: “Todo vale será levantado, e será abatido todo monte e todo outeiro; e o terreno acidentado será nivelado, e o que é escarpado, aplanado.” (Is 40:4). Essa é uma linguagem figurativa para definir tipos diferentes de pessoas: as altivas, como as montanhas, serão derrubadas de seu orgulho. Os rebaixados e humilhados, como os vales, serão elevados até a planície. Assim, todos seremos iguais perante os outros.

Yeshua, o Caminho de YHWH, representa esse modelo de constância, paciência, polidez, calma, sabedoria, amor. Todas essas são virtudes que nos mantêm no caminho reto, dia após dia.

Podemos também fazer um paralelo dessas letras com as etapas de nosso caminho, em teshuvah (retorno), em direção ao Pai. A primeira etapa, o ד (dálet) a porta – é formada por dois traços retos. Não há nenhuma envergadura, ela é dura, assim como normalmente é o começo de nossa caminhada. Enfrentamos dificuldades ao nos despojar de atitudes, pensamentos e costumes que não agradam a YHWH. Podemos também enfrentar a aspereza ou falta de entendimento de pessoas próximas, que não compreendem o nosso afastamento de certas coisas comuns deste mundo.

Porém, à medida que seguimos o caminho, guiados pela Ruach haKodesh (Espírito de Santidade), entrando em ר (resh), essa nova realidade de vida vai sendo consolidada em nós. Atitudes e pensamentos do Reino do Alto começam a fazer parte do nosso caráter, de forma mais natural. Exatamente como a grafia da letra ר (resh), que é fluida, suave, branda.

E, seguindo adiante, em ך (chaf sofit), já adentramos em um nível onde esse aprendizado criou raízes, foi consolidado em nosso coração e mente, fazendo um paralelo com a haste do ך (chaf sofit), que se firma abaixo da linha do solo, da escrita.


Conseguir chegar a essa etapa “final” não significa que deixaremos de errar, de pecar, de andar por vales ou subir montanhas de vez em quando. Mas, estaremos mais preparados para voltar ao Caminho da planície. Aquele lugar onde as letras são lineares, se movem com suavidade de uma fase para outra; não há nada abrupto, mas tudo em harmonia e serenidade.


Esse lugar onde somos conduzidos delicadamente pela Ruach de YHWH, o lugar da Verdade e da Vida: o nosso דרך Dérech, Yeshua!
 

Vídeos relacionados:


299 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page