top of page

O Propósito da Cura | A cura do cego de nascença | Parte 2

Atualizado: 10 de jan. de 2023


A Beleza da Palavra | Yeshua, a cura do cego de nascença

No começo dessa narrativa, quando os discípulos se deparam com o cego, perguntam ao Mestre quem haveria pecado (se ele ou seus pais) para que fôsse cego. Porém, Yeshua sabe que aquela cegueira era de nascença e que assim havia acontecido “para que as obras de Deus pudessem ser vistas operando nele.” (Jo 9:3)


E é por meio da guematria que conseguiremos enxergar essa fala de Yeshua de maneira muito mais profunda e surpreendente!


Começamos, então, por analisar um dos termos-chave da história: עיני העור (olhos do cego), que consta em Jo 9:6.

De maneira surpreendente, um dos primeiros resultados da Torah com essa mesma soma aparece justamente em um verso que fala sobre olhos! O valor de 421 está distribuído por um verso completo – algo também bastante raro de se encontrar – em Gn 6:8: “E Noach (Noé) encontrou favor/graça aos olhos de YHWH”.


ונח מצא חן בעיני יהוה = עיני העור


70+10+50+10+5+70+6+200 = 421 = 6+50+8+40+90+1+8+50+2+70+10+50+10+10+5+6+5


Esse verso de Bereshit (Gênesis) merece ainda um parêntesis, por sua peculiaridade. O nome Noach (נח), que significa descanso, ao ter suas letras invertidas, dá origem à palavra chen (חן), que significa favor/graça. E neste texto encontramos as duas palavras juntas, em uma bela construção linguística. Esse fato também aponta que o descanso (נח) é (חן) um favor, uma graça de YHWH.

Voltando à análise inicial, nessa equivalência da guematria 421, podemos entender que os olhos do cego, que viviam em descanso (נח)/sem atividade/sem luz, também encontram favor (חן) perante Adonai, sendo curados por Yeshua.


Aqui vemos o cumprimento daquilo que o Messias disse: essa cegueira teve a finalidade de revelar o poder de YHWH. E, nesse poder, vemos também a manifestação de Sua graça, Seu favor (חן), assim como Noach (נח) encontrou!


Além desse impressionante e belíssimo paralelo, encontramos ainda na Torah uma palavra de mesma guematria, derivada de um verbo cujo significado é justamente olhar! Um olhar atento, que contempla, observa, considera aquilo que está vendo.

Tavit תביט é uma flexão do verbo נבט (nabat) e aparece em cinco versos do Tanach (Gn 19:17, Sl 91:8, Hb 1:3), sendo que dois deles referem-se ao olhar, ao observar de Adonai (Sl 10:14, Hb 1:13).


O fato dessa palavra (תביט) ter o mesmo valor de עיני העור (olhos do cego) nos leva a uma compreensão ainda mais plena do significado dessa cura e das palavras do Messias:

os olhos do cego foram feitos para enxergar.


O Criador não deseja que Seus filhos sejam cegos, nem física nem espiritualmente. E Yeshua manifestou essa vontade do Altíssimo em uma cura que nunca antes fora vista na terra, desde o início dos tempos (Jo 9:32).


E, por fim, ainda encontramos outra palavra muito significativa e de mesmo valor: להושיע (le’hoshia), aparecendo em Dt 20:4, Jz 10:1, Sl 76:9, Is 63:1, entre outros. Seu significado é surpreendente também: para salvar. Os olhos do cego têm uma finalidade: para salvar. Podemos compreender essa equivalência em duas perspectivas.


Dentro da narrativa de Yochanan (João), esses olhos que vieram ao mundo sem luz, tinham um propósito: eles seriam curados, eles foram assim feitos para Yeshua os salvar de sua escuridão, revelando o poder de YHWH. Lembrando que o nome Yeshua provém da mesma raiz da palavra em questão, que significa “salvar”. Le’hoshia להושיע, inclusive, contém todas as quatro letras do nome de Yeshua (ישוע).


A outra perspectiva desse termo revela que qualquer ação do favor de YHWH neste mundo é doadora, atinge muito mais do que uma única pessoa, mesmo que ela seja a principal favorecida. Assim, a cura de olhos que nunca viram seria também um sinal para muitos outros. Um sinal de quem era Yeshua, um sinal do tamanho da luz que ele trazia ao mundo!


E assim, a mensagem do Messias se completa. Os olhos do cego, assim como Noach, encontraram o favor de YHWH. Não foram criados para permanecer dessa forma, mas para que pudessem ser salvos (להושיע) dessa escuridão, curados, e passassem a ver, a olhar, a observar e a considerar (תביט/Tavit) não apenas o mundo material, mas as grandezas do Espírito.


Esse foi o propósito dos olhos do cego. Não apenas para que ele viesse um dia a enxergar, mas para que muitos outros também pudessem ver!

 

Vídeo relacionado:


Post relacionado:

576 visualizações7 comentários

Posts recentes

Ver tudo

7 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
claudia helena cezario ferreira
claudia helena cezario ferreira
Sep 07, 2023

E os meus olhos espirituais enxergam mais longe cada vez que os meus olhos materiais se alimentam da Palavra junto aos estudos de A Beleza da Palavra. Consigo entender coisas que antes não entendia. Obrigada!

Como se fala obrigada em hebraico?

Like
claudia helena cezario ferreira
claudia helena cezario ferreira
Sep 09, 2023
Replying to

Todah rabah!

Like

JOSUE MATIAS
JOSUE MATIAS
Jan 31, 2023

aulas sao excelentes@@estou maravilhado;queria saber se voce pode vender os slides das aulas,gostaria muitissimo

Like
abelezadapalavra
abelezadapalavra
Feb 11, 2023
Replying to

Olá, Josué! Muito obrigada pelo interesse nos estudos! Respondi a questão dos PDFs em seu outro comentário no YouTube. Shalom!

Like

Ederaldo Barros
Ederaldo Barros
Jan 24, 2023

Muito bom aprendizado

Like
abelezadapalavra
abelezadapalavra
Jan 25, 2023
Replying to

Muito obrigada por acompanhar, Ederaldo!

Like

Assine e receba todas as atualizações do site

Obrigado por enviar!

 © 2024| A Beleza da Palavra | Todos os direitos reservados

bottom of page