No começo dessa narrativa, quando os discípulos se deparam com o cego, perguntam ao Mestre quem haveria pecado (se ele ou seus pais) para que fôsse cego. Porém, Yeshua sabe que aquela cegueira era de nascença e que assim havia acontecido “para que as obras de Deus pudessem ser vistas operando nele.” (Jo 9:3)
E é por meio da guematria que conseguiremos enxergar essa fala de Yeshua de maneira muito mais profunda e surpreendente!
Começamos, então, por analisar um dos termos-chave da história: עיני העור (olhos do cego), que consta em Jo 9:6.
De maneira surpreendente, um dos primeiros resultados da Torah com essa mesma soma aparece justamente em um verso que fala sobre olhos! O valor de 421 está distribuído por um verso completo – algo também bastante raro de se encontrar – em Gn 6:8: “E Noach (Noé) encontrou favor/graça aos olhos de YHWH”.
ונח מצא חן בעיני יהוה = עיני העור
70+10+50+10+5+70+6+200 = 421 = 6+50+8+40+90+1+8+50+2+70+10+50+10+10+5+6+5
Esse verso de Bereshit (Gênesis) merece ainda um parêntesis, por sua peculiaridade. O nome Noach (נח), que significa descanso, ao ter suas letras invertidas, dá origem à palavra chen (חן), que significa favor/graça. E neste texto encontramos as duas palavras juntas, em uma bela construção linguística. Esse fato também aponta que o descanso (נח) é (חן) um favor, uma graça de YHWH.
Voltando à análise inicial, nessa equivalência da guematria 421, podemos entender que os olhos do cego, que viviam em descanso (נח)/sem atividade/sem luz, também encontram favor (חן) perante Adonai, sendo curados por Yeshua.
Aqui vemos o cumprimento daquilo que o Messias disse: essa cegueira teve a finalidade de revelar o poder de YHWH. E, nesse poder, vemos também a manifestação de Sua graça, Seu favor (חן), assim como Noach (נח) encontrou!
Além desse impressionante e belíssimo paralelo, encontramos ainda na Torah uma palavra de mesma guematria, derivada de um verbo cujo significado é justamente olhar! Um olhar atento, que contempla, observa, considera aquilo que está vendo.
Tavit תביט é uma flexão do verbo נבט (nabat) e aparece em cinco versos do Tanach (Gn 19:17, Sl 91:8, Hb 1:3), sendo que dois deles referem-se ao olhar, ao observar de Adonai (Sl 10:14, Hb 1:13).
O fato dessa palavra (תביט) ter o mesmo valor de עיני העור (olhos do cego) nos leva a uma compreensão ainda mais plena do significado dessa cura e das palavras do Messias:
os olhos do cego foram feitos para enxergar.
O Criador não deseja que Seus filhos sejam cegos, nem física nem espiritualmente. E Yeshua manifestou essa vontade do Altíssimo em uma cura que nunca antes fora vista na terra, desde o início dos tempos (Jo 9:32).
E, por fim, ainda encontramos outra palavra muito significativa e de mesmo valor: להושיע (le’hoshia), aparecendo em Dt 20:4, Jz 10:1, Sl 76:9, Is 63:1, entre outros. Seu significado é surpreendente também: para salvar. Os olhos do cego têm uma finalidade: para salvar. Podemos compreender essa equivalência em duas perspectivas.
Dentro da narrativa de Yochanan (João), esses olhos que vieram ao mundo sem luz, tinham um propósito: eles seriam curados, eles foram assim feitos para Yeshua os salvar de sua escuridão, revelando o poder de YHWH. Lembrando que o nome Yeshua provém da mesma raiz da palavra em questão, que significa “salvar”. Le’hoshia להושיע, inclusive, contém todas as quatro letras do nome de Yeshua (ישוע).
A outra perspectiva desse termo revela que qualquer ação do favor de YHWH neste mundo é doadora, atinge muito mais do que uma única pessoa, mesmo que ela seja a principal favorecida. Assim, a cura de olhos que nunca viram seria também um sinal para muitos outros. Um sinal de quem era Yeshua, um sinal do tamanho da luz que ele trazia ao mundo!
E assim, a mensagem do Messias se completa. Os olhos do cego, assim como Noach, encontraram o favor de YHWH. Não foram criados para permanecer dessa forma, mas para que pudessem ser salvos (להושיע) dessa escuridão, curados, e passassem a ver, a olhar, a observar e a considerar (תביט/Tavit) não apenas o mundo material, mas as grandezas do Espírito.
Esse foi o propósito dos olhos do cego. Não apenas para que ele viesse um dia a enxergar, mas para que muitos outros também pudessem ver!
Vídeo relacionado:
Post relacionado:
E os meus olhos espirituais enxergam mais longe cada vez que os meus olhos materiais se alimentam da Palavra junto aos estudos de A Beleza da Palavra. Consigo entender coisas que antes não entendia. Obrigada!
Como se fala obrigada em hebraico?
aulas sao excelentes@@estou maravilhado;queria saber se voce pode vender os slides das aulas,gostaria muitissimo
Muito bom aprendizado