Os Patriarcas e a Menorah
- abelezadapalavra
- 7 de dez. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 22 de out. de 2024
Os 3 patriarcas e as 4 matriarcas são refletidos dentro da arquitetura da Menorah.

Cada uma dos 4 braços (3 braços laterais + 1 haste central) constitui uma parte contínua da peça, iniciando e terminando em cálices para duas chamas. Da mesma forma, é cada casal: uma unidade inseparável, que abriga duas chamas/duas vidas.
Avraham (Abraão) e Sarah (Sara) formam o braço mais externo e antigo, seguidos por seu filho Yitschak (Isaque) e esposa Rivka (Rebeca), terminando em Yakov (Jacó), depois chamado por Yisrael (Israel) e suas duas esposas, Rachel (Raquel) e Leah (Léa). Estas, sendo irmãs, são unidas por um mesmo braço. Cada uma delas se coloca ao lado de Yakov; e este, é a figura central: o pai das 12 tribos de Yisrael.
A Menorah é uma peça única, construída sem emendas. Porém, cada casal (braço) é, visualmente, uma unidade separada. Ainda assim, todos estão ligados pela haste central, uma representação não apenas de Yakov, mas também de Yisrael como povo e unidade.
Mais do que isso ainda, a haste central – que abriga o shamash, ou "luz serva" – é uma representação do próprio Mashiah, a luz de Israel e a luz do mundo; aquela que ilumina todo o espaço ao redor!
“E farás sete lâmpadas, as quais se acenderão para que iluminem a sua face (menorah)”. | Shemot (Êxodo) 25:37
avaliando o conteúdo e estou gostando muito. parabens ta sendo uma benção!