top of page

Poucas letras, grandes mensagens

Atualizado: 10 de jan. de 2023


A Beleza da Palavra | Get, divórcio

Dando continuidade ao post anterior (link ao final), agora vamos fazer a observação inversa: quais são as letras com menor incidência na Torah.


Dentre as 3 primeiras, encontramos duas que formam uma palavra: גט “guet”, cujo significado é divórcio. E, da mesma forma como encontramos uma grande mensagem anteriormente – com as 3 letras em maior quantidade (ה,ו,י) formando o nome do Criador –, aqui também Ele nos deixa sua assinatura.




Conforme lemos em Ml 2:16 e também nas palavras de Yeshua, o divórcio não fazia parte do plano original para a humanidade, pois caracteriza uma das mais sérias divisões. Adonai é echad (um) e Ele instruiu que o casal também fosse echad (um). Quando essa unidade é quebrada, tudo o que fazia parte dela acaba sendo afetado pelos cacos que sobram.


Além das diversas mensagens que vemos em relação a essas duas letras, também observamos fatos relevantes dentro da própria língua como um todo, incluindo o hebraico moderno.


Existe atualmente uma única palavra no idioma que possui as letras ג guímel e ט tet juntas. A sua origem permanece incerta, mas os etimologistas – aqueles que são especialistas nesse ramo da linguagem – apontam a possibilidade de uma origem estrangeira, além do próprio hebraico: italiano, latim ou mesmo iídiche – que é uma espécie de alemão hebraizado.


E essa palavra é גטו gueto. Consta que foi cunhada em Veneza, em 1516, para referir-se a uma área fechada e segregada da cidade, onde os judeus foram forçados a viver. Em seguida, passou a referir-se a qualquer lugar onde os judeus se concentravam; e depois disso, denominava também espaços de minorias urbanas, agrupadas por razões sociais e econômicas, ou seja, basicamente discriminação e pobreza.


O fato é que “gueto” tem essa raiz de divisão, separação e desamor. Independente de sua origem, suas letras não constam juntas no maior livro da humanidade, em palavras que foram ditadas e inspiradas pelo próprio Criador. Um silêncio que fala alto para todos os que querem ouvir!


 

Fontes sobre a origem da palavra:

Oxford University Press's Academic Insights for the Thinking World | Oxford Etymologist: Anatoly Liberman https://blog.oup.com/2009/03/ghetto/

Times of Israel | Jewish News | Jeremy Freedman https://blogs.timesofisrael.com/yenem...

Moment Mag | Jewish Word Gettho | Eileen Lavine https://momentmag.com/jewish-word-ghe...

 


336 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Assine e receba todas as atualizações do site

Obrigado por enviar!

 © 2024| A Beleza da Palavra | Todos os direitos reservados

bottom of page