top of page

Receita de Matzah feita em casa

Atualizado: 10 de jan. de 2023


Chag Pessach Sameach!

Já entramos nos 7 dias de celebração de Matzot, os pães sem fermento. Se você quiser se arriscar na cozinha, aqui segue uma receita muito fácil, para cumprir o mandamento. O ponto fundamental apenas, é que ela seja feita durante um espaço de 18 minutos para que permaneça como Matzah. Passado esse tempo, a massa adquire fermentação natural, transformando-se em Chametz.


Neste link, você conhecerá a respeito dos significados profundos desse pão. E, caso você queira relembrar alguns pontos interessantes, assista novamente ao vídeo postado em 2021. Tem poucos minutos, mas muita informação! Acesse aqui.


RECEITA de MATZAH (Pão sem fermento)

Rendimento: 6 pães (quantidade ideal para preparo por uma única pessoa, usando um forno comum caseiro).


IMPORTANTE

Utilizar uma superfície lisa e homogênea para fazer a massa. Bancadas com revestimento de pedra são ótimas opções. Primeiramente higienize por completo, lavando bem e retirando qualquer resíduo restante com água. Passe um pouco de álcool e deixe secar naturalmente ou retire o excesso com papel toalha até não existir mais nenhuma umidade por toda a superfície.


FUNDAMENTAL

Após a mistura dos líquidos com os secos, a massa deve ir para o forno em até 18 minutos no máximo. Caso passe esse tempo, ocorrerá a fermentação natural e a massa deixará de ser Matzah, transformando-se em Chametz (fermentada).


INGREDIENTES

• 1 xícara de farinha

• 1/6 de xícara de azeite de oliva Extra Virgem

• 1/4 xícara de água filtrada

• 1 colher de sobremesa de sal


MODO DE FAZER

• Pré-aqueça o forno no máximo (280º C). Misture a água ao azeite.

• Em outro recipiente, coloque a farinha e o sal. Jogue a mistura dos líquidos, amasse bem até que esteja homogêneo.

• Divida a massa em 6 partes, abrindo-a com um rolo e deixando cada pedaço bem fininho; a massa deve ficar quase transparente.

• Caso queira acentuar o sabor, salpique um pouquinho de sal sobre cada pão. Após, fure as massas com um garfo.

• Coloque em assadeiras (não é necessário untar). Observe bem o cozimento e vire cada pão para assar bem dos dois lados. Eles devem ficar dourados e crocantes.

• Retire do forno e deixe esfriar naturalmente. Guardar num recipiente fechado. Consumir em até 4 dias.


A Matzah tradicional – utilizada na primeira noite da celebração – é feita somente com água e farinha, pelo fato de ser realmente um לחם עני lechem ani (pão do pobre/pão da aflição) - Dt 16:3. (Basta utilizar apenas esses elementos com a mesma receita.)


A receita acima é conhecida por Matzah Enriquecida, pelo fato de acrescentar alguns itens que darão sabor – como sal e azeite – e pode ser consumida durante todos os demais dias.


Chag Pessach Sameach!

 

Vídeos relacionados:


Post relacionado:

180 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen

Assine e receba todas as atualizações do site

Obrigado por enviar!

 © 2024| A Beleza da Palavra | Todos os direitos reservados

bottom of page