top of page

Um abismo chama outro abismo


Assassinato, idolatria, ilegalidade sexual. Dentro de um certo contexto, se alguém tiver que escolher entre cometer um desses três pecados ou ser morto, deve escolher a própria morte (Shulchan Aruch, Yoreh De’áh 157).


Uma trágica história entrelaçando todas essas transgressões revela a gravidade das consequências de tais atos. E esse relato começa quando Amnon, filho de David, apaixona-se de forma doentia por sua meia-irmã Tamar (2Sm 13).

Yonadav (Jonadabe), primo e amigo de Amnon, chega a arquitetar um plano para que os desejos carnais do seu parente se realizem. Passando por doente, Amnon pede a seu pai David pela presença de sua irmã em seus aposentos para que lhe prepare algum alimento. Preocupado com o filho, o rei David dá a ordem e Tamar faz conforme solicitado. Ao aproximar-se do irmão com os bolos que havia lhe preparado e, estando ambos a sós, o plano de Amnon é completado.


Estudaremos essa narrativa à luz da matemática divina, e ficaremos surpreendidos com a precisão com que ela nos oferece! O ponto de partida da análise é uma das frases mais incisivas do texto, onde Amnon revela seu desejo à irmã (2Sm 13:11):


“Vem deitar comigo, minha irmã.” בואי שכבי עמי אחותי


A gematria da frase completa é 896. E, apesar de ser um valor alto, o Tanach apresenta algumas palavras (muito contundentes, aliás) com essa mesma soma. Neste estudo, serão abordadas quatro delas.


Amnon and Tamar | Giovanni Francesco Barbieri (1591-1666)



Primeira Palavra


A primeira ocorrência do 896 em uma única palavra, se dá na Torah, em Bereshit (Gênesis) 3:3 e faz parte da resposta de Chavah (Eva) à serpente:


ומפרי העץ אשר בתוך־הגן אמר אלהים לא תאכלו ממנו ולא תגעו בו פן־תמתון

E do fruto da árvore que está no centro do jardim, Elohim disse: ‘Dele não comereis e nele não tocareis ou morrereis!

A palavra em questão é a última da frase: תמתון (temutun), morrereis. O mesmo termo ocorre novamente no próximo verso; porém, dessa vez, na voz da serpente:


ויאמר הנחש אל־האשה לא־מות תמתון

E disse a serpente à mulher: ‘(certamente) não morrereis’.

De imediato, a mensagem do paralelo fica explícita: morrereis ao deitar-se com a irmã.


A morte, aqui, não necessariamente tem a conotação física, mas sim espiritual, como resultado desse grande pecado (Lv 18:11). Além disso, a própria situação em que a palavra תמתון temutun aparece, revela uma analogia muito próxima ao episódio em análise. Yonadav, o “amigo” de Amnon, utiliza de astúcia e poder de dissuasão para arquitetar a consumação do pecado. Exatamente como fez a nachash (serpente) ao apresentar o fruto proibido para Chavah (Eva).


Vem deitar comigo, minha irmã (בואי שכבי עמי אחותי) = 896 = morrereis (תמתון)


Segunda Palavra


Seguindo adiante na Torah, a próxima palavra com mesma guematria (896) encontra-se em Vayikrah (Levítico) 11:43:


אל־תשקצו את־נפשתיכם בכל־השרץ השרץ ולא תטמאו בהם ונטמתם בם

Não vos tornareis abomináveis por nenhum animal rasteiro, não vos façais impuros com eles, não sejais impuros por eles.

O termo correspondente é תשקצו teshaketsú, uma flexão do verbo שקץ shakats, que significa tornar abominável, detestável. O texto fala a respeito de diversas classes de animais que não devem ser consumidas pelo homem. Aqueles que rastejam sobre o ventre (répteis, insetos, vermes, etc), os que têm muitas patas ou aqueles que não possuem cascos são todos inadequados para o consumo (Lv 11:42). Aquele que comer dessas carnes, tornar-se-á detestável e impuro.


Assim, retornando ao texto de Amnon, “deitar-se com a irmã” assume o mesmo peso de “tornar-se abominável” perante YHWH. Um paralelo muito forte, porém bastante claro, uma vez que o pecado de Amnon traria sobre sua alma uma enorme condição de impureza e afastamento do Criador. Um fato interessante de se notar é que, mais uma vez, vemos a serpente associada a esse contexto. Aqui, não como o ser enganador do Éden, mas como animal rastejante e impuro, do qual o homem deve guardar distância, em muitos aspectos.


Vem deitar comigo, minha irmã (בואי שכבי עמי אחותי) = 896 = tornar abominável, detestável (תשקצו)


Terceiro Paralelo

A próxima palavra de mesma soma encontra-se em Devarim (Deuteronômio) 4:16:


פן־תשחתון ועשיתם לכם פסל תמונת כל־סמל תבנית זכר או נקבה

Não vos permitais corromper, fazendo para vós uma imagem esculpida em forma de ídolo, à semelhança de macho ou fêmea.

O termo em foco neste trecho é תמונת temunat, que significa semelhança, similitude, sendo aplicado no sentido de que o homem não deve produzir ídolos para si, incluindo imagens de homens e mulheres.


A relação com a frase que estamos analisando é bem clara: Amnon fez de Tamar um ídolo. Ele a desejou ardentemente, acima de sua própria razão, chegando a adoecer por isso. E, tendo consumado seu pecado, ele a odiou, muito mais do que a “amou” (2Sm 13:15). Evidentemente, Tamar representou para Amnon apenas um objeto de desejo, uma meta a ser alcançada, e não mais uma pessoa. Após ter sido “usada”, ela passou a servir apenas como um terrível lembrete do que havia acontecido.


Vale a pena relembrar nesse tópico a história dos três companheiros de Daniel, que, mesmo ameaçados de morte caso não adorassem a imagem de Nabucodonosor, seriam mortos. Eles, porém, escolheram o Deus Vivo, não se curvando ao ídolo. E, da mesma maneira, o Criador também os escolheu como exemplo para todos os demais, mantendo-os vivos mesmo dentro do fogo.


Vem deitar comigo, minha irmã (בואי שכבי עמי אחותי) = 896 = semelhança, similitude [aos ídolos, pelo contexto] (תמונת)



Quarto Paralelo

E, por fim, analisamos agora a última ocorrência do valor 896 no Tanach, que se dá em Yeshayahu (Isaías) 9:17.


כי־בערה כאש רשעה שמיר ושית תאכל ותצת בסבכי היער ויתאבכו גאות עשן

Pois a impiedade lavra como um fogo que devora espinhos e abrolhos, e se ateia no emaranhado da floresta; e eles sobem ao alto em espessas nuvens de fumaça.

A palavra referente à essa soma é ותצת vatitsat, que significa “e acenderá o fogo/ e incendiará”.


Novamente, é fácil compreender o paralelo que se faz. A impiedade é um fogo consumidor, que leva à destruição. Esse fogo ilustra também o próprio Guei Hinom (Vale de Hinom), onde o lixo de Jerusalém era queimado; e serve igualmente como figura de linguagem para o local destinado aos pecadores que não se arrependem.


Amnon permitiu-se acender e alimentar esse fogo devorador em seu coração, até o momento em que ele destroi por completo não apenas a sua vida, mas muitas outras ao seu redor. As trangressões de Amnon e Yonadav (Jonadabe) serviram de estopim para os pecados de Avshalom (Absalão) que, inconformado com o que Amnon fizera à sua irmã, planejou e levou a cabo a morte do irmão (2Sm 13:20-38).

Anos depois, em busca de poder e também seguindo conselhos malignos – exatamente como fez Amnon - Avshalom acaba por violentar todas as mulheres da corte de seu pai, o rei David. (2Sm 16:20-23)

Vem deitar comigo, minha irmã (בואי שכבי עמי אחותי) = 896 = e acenderá o fogo/ e incendiará (ותצת)


Assim, de maneira pungente, a guematria entrelaça esses terríveis pecados, não apenas dentro da narrativa de Amnon e Tamar, mas como um rastilho de fogo que seguiu destruindo por anos à frente. A IDOLATRIA pela irmã deu vazão à VIOLÊNCIA SEXUAL e, por fim, acabou causando o ASSASSINATO do próprio pecador. Três gravíssimos pecados tristemente unidos entre si, que deixam ainda o legado de mais violência na busca pelo poder. Um abismo que chamou outro abismo.

 


1.706 visualizações17 comentários

Posts recentes

Ver tudo

17 टिप्पणियां

5 स्टार में से 0 रेटिंग दी गई।
अभी तक कोई रेटिंग नहीं

रेटिंग जोड़ें
luizcarlos1954silv
06 मई 2024

E! O Senhor disse a Caim láaa atrás, o pecado jás a porta...........domina-lo.


लाइक
abelezadapalavra
abelezadapalavra
30 मई 2024
को जवाब दे रहे हैं

Sim, uma grande instrução para todos nós. Obrigada por sua presença!

लाइक

claudia helena cezario ferreira
claudia helena cezario ferreira
06 सित॰ 2023

Cada ensinamento enriquece a alma.

लाइक
abelezadapalavra
abelezadapalavra
06 सित॰ 2023
को जवाब दे रहे हैं

Olá, Claudia! Agradeço pelo valor que encontra nestes estudos! Shalom

लाइक

orlando-professor
orlando-professor
24 जून 2023

Excelente estudo! Um abismo chama outro abismo. A guematria então é de arrepiar até a divisão da alma! Sou amante do hebraico e guematria, isso é melhor e s salutar que chocolate. Creio que se pudesse dar um versículo do NT daria Gálatas 6:7 - A lei da semeadura. Parabéns a todos!

लाइक
abelezadapalavra
abelezadapalavra
28 जून 2023
को जवाब दे रहे हैं

Olá, Orlando!

Muito obrigada pelo elogio. O hebraico e a guematria realmente são precisos em cada mínimo detalhe! Agradeço por sua participação e por acompanhar os estudos. Shalom!

लाइक

Mario Pires matheus
Mario Pires matheus
11 मार्च 2023

Maravilhosos ensinamentos

Deus te abençoe

लाइक
abelezadapalavra
abelezadapalavra
11 मार्च 2023
को जवाब दे रहे हैं

Muito obrigada por acompanhar, Mario! Que YHWH também o abençoe. Shalom!

लाइक

rikkhard1702
rikkhard1702
11 मार्च 2023

Escolher a vida em Yeshua como verdade é mandamento/ensino de amor dado por Adonai a nós. Com este discernimento realizamos o equilíbrio que nos harmoniza a ligação entre Céus e terra;)

लाइक
abelezadapalavra
abelezadapalavra
11 मार्च 2023
को जवाब दे रहे हैं

Com toda certeza! Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida! Obrigada por acompanhar os estudos, Rikkhard. Shalom

लाइक
bottom of page