Urim ve'Tumim: "na Tua luz veremos a luz"
- abelezadapalavra
- 2 de dez. de 2022
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A revelação que Mosheh recebeu sobre o Mishkan (Tabernáculo) envolvia também as vestimentas do Sumo Sacerdote. A fabricação de cada peça, seus materiais e ornamentações foram explicados em detalhe, com exceção do Urim veTumim (Urim e Tumim), que também fazia parte desse conjunto sacerdotal. Por essa razão, nos apoiamos na tradição para conhecer mais sobre esse item. De fato, é dito que foi revelado apenas a Mosheh os segredos do Urim veTumim.
Existem correntes diversas sobre o que seriam o Urim veTumim mas, independente disso, sabemos que eles eram instrumentos para revelar a vontade de YHWH mediante uma pergunta (Nm 27:21, Ex 28:30, Lv 8:8). Logicamente, essa pergunta deveria ser algo de extrema importância, que envolvesse o curso de vida do povo, e feita por alguém que o representasse em alguma instância.
Essa peça deveria estar sempre junto ao Choshen haMishpat (peitoral do julgamento), onde havia 12 pedras preciosas, cada uma gravada com o nome de uma das tribos de Israel. Esse peitoral tinha o formato retangular e deveria ser dobrado, de forma a resultar num quadrado (Ex 28:16). Tal fato interessante nos revela que o Choshen está diretamente relacionado à perfeição e à santidade – uma vez que a forma quadrada, com todos os seus lados iguais – tem essa representação na Escritura (vide o Santo dos Santos e também a Nova Jerusalém).
Uma das tradições mais aceitas é que o Urim veTumim seria um pedaço de pergaminho escrito com o Tetragrama (יהוה), colocado entre as dobras do Choshen; ficando, dessa maneira, como diz o texto bíblico “junto ao coração” do Sumo Sacerdote (Ex 28:30). Quando uma pergunta fosse elevada a Adonai, o Urim veTumim fariam algumas letras gravadas nas pedras preciosas do Choshen se iluminarem e, mediante inspiração divina, o Sumo Sacerdote saberia uni-las, formando uma resposta ao que foi perguntado. Além dos nomes das 12 tribos, o Choshen também continha, acima das pedras, os nomes de Avraham, Yitschak e Yakov (Abraão, Isaque e Jacó); e abaixo delas, שבטי ישראל Shivtei Israel (Tribos de Israel), a fim de que o alfabeto ficasse completo.
Entre as demais interpretações menos comentadas, existe uma que aponta Urim veTumim apenas como um termo diferente para identificar as próprias pedras preciosas do Choshen. Outra proposta – esta, entre as mais conhecidas – é de que Urim veTumim teriam sido duas pedras que eram lançadas como sortes, possibilitando uma resposta positiva, negativa ou neutra à pergunta feita. Tal interpretação se apoia no texto de 1Sm 14:36-46, onde Shaul consulta YHWH a respeito de quem era a culpa pela derrota contra os filisteus. Esse não era um método incomum para Israel. No Yom Kipur (Dia da Expiação), também as sortes eram lançadas sobre os dois bodes para saber qual seria sacrificado para YHWH e qual seria enviado ao deserto (Lv 16:8). Também Yehoshua (Josué) lançou sortes para fazer uma divisão de terra entre algumas tribos (Js 18:10), entre outros exemplos. O próprio Shaul ainda tenta uma resposta de YHWH em outra ocasião, por meio do Urim e Tumim (1Sm 28:6).
Apesar de não haver nenhuma informação sobre essa peça, um fato interessante é que a primeira vez que ela é citada (Ex 28:20), é tratada como se já fosse anteriormente conhecida: “E deverá colocar no Choshen haUrim veat haTumim [את־האורים ואת־התמים], ou seja, “O” Urim e “O” Tumim. O uso dos artigos definidos indicam a familiaridade com o artigo.
A tradução de Urim e Tumim geralmente consta como Luzes e Perfeições (o que não está incorreto), porém uma forma mais literal seria Luzes e Integridade. Urim אורים é o plural para a palavra or אור (luz). Tumim תמים provém do verbo תמם (tamam), que significa ser completo, terminado; adquirindo também o sentido de ser íntegro, sem mancha, sem defeito, puro.
A primeira ocorrência dessa palavra na Torah é para descrever Noach, um “homem תמים tamim (puro, íntegro, completo) em sua geração” (Gn 6:9). YHWH também diz a Avraham: “ande perante Mim e seja “tamim” (Gn 17:1). Além disso, todas as ofertas de animais feitas a Adonai deveriam ser realizadas com animais “tamim”, puros, sem defeito.
Dessa forma, conseguimos compreender a natureza de Urim veTumim nessas duas palavras: a luz de YHWH que resplandecia nas letras, provendo uma resposta íntegra, completa, perfeita.
Podemos ainda observar algo maravilhoso na própria formação dessas palavras. Olhe novamente para a imagem desse post. O que você enxerga? As primeiras letras de ambas as palavras são א álef e ת tav, ou seja, a primeira e a última letras do alfabeto hebraico. Juntas, ela apontam para a completude da Palavra, para a totalidade das coisas, do início ao fim. O álef-tav contém o intervalo de todas as demais letras em si; e, portanto, todas as palavras. Com álef-tav, tudo é completo, íntegro, perfeito. Yeshua usou essas mesmas letras para referir a si próprio (Ap 22:13).
Ele é a plenitude da Palavra de YHWH, o seu Álef-Tav, a manifestação da vontade do Criador. Exatamente como é Urim e Tumim!
Há ainda algo mais. Se את álef-tav nos fala sobre o início e fim das coisas, e estamos olhando apenas para as primeiras letras de Urim veTumim, vamos também observar as últimas. Não por acaso são a mesma: ם mem.
E não por acaso novamente, a união dessa letra com as álef e tav, geram uma palavra está intimamente conectada a tudo isso: אמת emet, verdade!
É magnífico ver como esses aspectos refletem exatamente a natureza de Urim veTumim, as luzes que manifestam a perfeição de YHWH. Cada uma de Suas respostas, dadas por meio do brilho das letras, traz uma mensagem “tamim” íntegra, completa, como את álef-tav. Nelas estão a אמת emet, a verdade, o caminho pelo qual as decisões deveriam ser tomadas.